Perguntas Frequentes

O contrato pode ser celebrado presencialmente nas nossas lojas de atendimento.

O custo associado à celebração de um novo contrato está previsto no tarifário em vigor.

Caso pretenda efetuar a mudança de titularidade, em situações em que a instalação já possui contador associado, para além dos documentos mencionados no novo contrato, deverá fornecer a respetiva leitura.

A denúncia de contrato deve ser comunicada por escrito à Entidade Gestora, desde que indiquem a morada para onde deverá ser enviada a última fatura e contacto telefónico para agendamento da leitura, na qual será levantado o contador. A rescisão do contrato produz efeitos a partir da data de levantamento do contador e após o pagamento das importâncias devidas.

Não sendo facultado à entidade gestora o acesso ao contador, o cliente continuará responsável pelos serviços prestados e pagamento das respetivas faturas.

O Cliente que abandonar o local de consumo, sem que tenha denunciado o contrato de fornecimento de água, continuará responsável pelos serviços prestados e pagamento das respetivas faturas.

Em caso de morte do titular do contrato, o pedido deve ser acompanhado obrigatoriamente de: certidão de óbito, nome do titular, código de cliente, número de identificação fiscal do titular, identificação da morada associada ao contrato a rescindir, morada para onde deverá ser enviada a última fatura e contacto telefónico para agendamento da leitura e levantamento do contador.

Pode comunicar a leitura do seu contador através do formulário Comunicação de leitura do contador, disponível no site da APdSE .

Poderá ainda utilizar o seguinte contacto, geral@apdse.pt, para comunicar a sua leitura ou caso necessite de algum esclarecimento adicional.

Apenas as leituras comunicadas dentro do período mencionado na fatura serão consideradas para efeitos de faturação.

Os contadores são lidos com uma frequência mínima de duas vezes por ano e com um distanciamento máximo entre duas leituras consecutivas de oito meses, sem prejuízo de o utilizador poder fornecer as leituras.

Na ausência de leitura do contador o seu consumo é faturado com base numa estimativa.

Esta estimativa é calculada em função da média de consumo registado entre as duas últimas leituras reais efetuadas pela Entidade Gestora.

No mês em que é efetuada nova leitura pela empresa, receberá a sua fatura com o consumo praticado no período entre a última leitura conseguida e a atual (incluindo períodos já estimados) e deduzida dos consumos estimados já faturados.

A tarifa familiar é aplicável aos utilizadores domésticos cuja composição do agregado familiar ultrapasse cinco elementos. O tarifário familiar consiste no alargamento do 1º escalão de consumo para 15m3. Para consumos superiores a 15m3 serão aplicadas tarifas de acordo com os escalões do tarifário doméstico.

Para solicitar a aplicação desta tarifa deverá entregar um requerimento à Entidade Gestora  na loja de atendimento da sua área  de consumo.

Para elaborar este pedido deve reunir a seguinte documentação: requerimento tipo devidamente preenchido; fotocópia do BI ou Cartão de Cidadão; fotocópia do Cartão de Contribuinte; declaração de rendimentos (IRS), do ano anterior e demonstração de liquidação de todos os membros do agregado familiar; comprovativo de domicílio fiscal de todos os membros do agregado familiar.

A Tarifa Social na fatura da água é aplicável às famílias e a idosos com baixo rendimento, que através de requerimento devidamente fundamentado comprovem reunir as condições estabelecidas.

O tarifário social para utilizadores domésticos consiste na isenção das tarifas fixas e na redução da tarifa variável aplicável ao consumo total do utilizador, até ao limite mensal de 15m3. Para consumos superiores a 15m3, a aplicação de tarifas é de acordo com os escalões do tarifário doméstico.

Podem beneficiar da tarifa social:

Utilizadores Domésticos:

  • Beneficiários de Rendimento Social (RSI);
  • Beneficiários de Pensão Social de Velhice ou invalidez cujo rendimento “per capita”, do agregado familiar, seja igual ou inferior ao valor da pensão social;
  • Outros consumidores, cujo rendimento “per capita” do agregado familiar, seja igual ou inferior a 50% do Salário Mínimo Nacional.

Utilizadores não-domésticos:

  • Entidades de interesse público local: aplicável a instituições particulares de solidariedade social, organizações não-governamentais sem fins lucrativos ou outras entidades de reconhecida utilidade/interesse público local legalmente constituídas, cuja importância e ação social, desportiva, cultural ou recreativa o justifique, por a água ser de uso essencial para a realização da sua atividade.

Para a regularização de documentos após a data limite de pagamento, mas que ainda não têm processo de Execução Fiscal a decorrer, pode deslocar-se às nossas lojas de atendimento.

Ao valor em dívida acrescem os respetivos juros de mora e encargos de corte.

A Águas Públicas da Serra da Estrela disponibiliza-lhe os seguintes meios para pagamento da sua fatura: multibanco, payshop, débito direto, homebanking e ainda nas nossas lojas de atendimento.

O pagamento por débito direto consiste na autorização por parte do cliente à Entidade Gestora, para que, mensalmente, se debite diretamente o valor da sua fatura da água na conta bancária indicada, através do preenchimento do formulário de adesão ao pagamento por débito direto disponível no site da APdSE ou nas lojas de atendimento.

A fatura eletrónica substitui o documento emitido em papel e é certificada digitalmente e com validade legal, servindo como comprovativo para efeitos fiscais.

Pode aderir à fatura eletrónica através do preenchimento do formulário de adesão à fatura eletrónica disponível no site da APdSE ou nas lojas de atendimento.

Sim.

A morada de envio de correspondência não tem necessariamente que coincidir com a morada do local de consumo. Para atualização da morada de envio deverá informar a Entidade Gestora,  identificando os dados do local de consumo e da nova morada pretendida para o envio da correspondência.

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